Nome:
E-mail:
Mensagem:
 
    Caso não tenha encontrado algum produto de seu interesse, por favor, informe no formulário abaixo.
     
Nome:
E-mail:
Produtos:
 
     
 
Home    Artigos    Empresa Promoçoes    Catalogo    Contato
 Políticas da Empresa    Manuais Cadastro    Loja   
 
 
 
 
  NÃO ENCONTROU O PRODUTO QUE PROCURAVA? FAÇA UMA BUSCA EM NOSSO CATALOGO. CASO NÃO ENCONTRE, CLIQUE AQUI.
 
 
 


  * Muito Raras
  Acer / Maple
  Aquaticas
  Arbustos
  Árvores
  Bambú
  Bonsai
  Cogumelos
  Coniferas
  Ervas
  Ervas Orientais
  Especiais para brotos
  Eucaliptos
  Ferramentas
  Frutíferas
       #  Berry (Cerejas)
       #  Melões e Melancias
       #  Passiflora (Maracujás)
  Gigantes da Natureza
  Gramineas e Rasteiras
  Grãos
  Kits para germinação
  Livros
  Medicinal
  Mudas, Bulbos e Rizomas
  Outras Espécies
       #  Abóboras e Abobrinhas
  Palmeiras
  Pet Ervas - Alimentação animal
  Substratos e Hormônios
  Suculentas e Cactaceas
  Trepadeira
  Tropicais
  Vegetais
       #  Alcachofras
       #  Beringelas
       #  Beterrabas
       #  Cebolas
       #  Cenouras
       #  Couver Flor e Brócolis
       #  Milhos
       #  Mini Vegetais
       #  Pimentas e Pimentões
       #  Rabanetes
       #  Tomates
       #  Vegetais Gigantes
       #  Vegetais Heirloom
 

SEMENTE(S) DE PHYLLANTHUS RETICULATUS
SEMENTE(S) DE GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADA

 

NOMENCLATURA BOTÂNICA: PHYLLANTHUS RETICULATUS (Kirganelia reticulata)
NOME COMUM: GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADA, ROAST POTATO PLANT
FAMILIA: PHYLLANTHACEAE
ORIGEM: ÁFRICA DO SUL
ALTURA: 4.00 - 5,00 METROS
LUMINOSIDADE: PLENO SOL, SOMBREAMENTO PARCIAL, SOMBRA
CLIMA: TODAS AS REGIÕES DO BRASIL


HERBÁCEA PERENE - ERVAS - AROMÁTICAS - ORNAMENTAL - CORANTES - MEDICINAL - FRUTÍFERA - ARBUSTO - ÁRVORES - MONÓICA

PHYLLANTHUS RETICULATUS É GERALMENTE UM ARBUSTO DENSO DE FOLHA CADUCA OU PEQUENA ÁRVORE COM UM AROMA DISTINTO QUE É EMITIDO PELAS FLORES DIMINUTAS QUANDO SE ABREM AO ENTARDECER. ESTE É UM DOS FASCINANTES AROMAS CARACTERÍSTICOS DA ÁFRICA; E APESAR DO SEU NOME COMUM, ESTA PLANTA NÃO TEM QUALQUER RELAÇÃO COM A VERDADEIRA BATATA QUE PERTENCE À FAMILIA SOLANACEAE.

DESCRIÇÃO:
PHYLLANTHUS RETICULATUS É UM ARBUSTO MUITO RAMIFICADO, GERALMENTE CRESCE ENTRE 2 E 5 METROS DE ALTURA, OU COMO UMA PEQUENA ÁRVORE COM FRUSTE DE ATÉ 25 CENTÍMETROS DE DIÂMETRO, RAMIFICADA E COM ATÉ 5 METROS DE ALTURA. A CASCA É MARROM-AVERMELHADA CLARA OU MARROM-ACINZENTADA COM HASTES PELUDAS QUANDO JOVENS, QUE SE TORNAM LISAS COM A IDADE.

AS FOLHAS SE ALTERNAM AO LONGO DE RAMOS DELGADOS E PENDENTES EM FORMA DE ARCOS.

ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA:
PHYLLANTHUS REICULATUS É COMUM NOS TRÓPICOS DO VELHO MUNDO. DA ÁFRICA TROPICAL À ÍNDIA, CHINA E SUDESTE DA ÁSIA, E AO SUL DE QUEENSLAND (NORTE DA AUSTRÁLIA). FOI INTRODUZIDO NAS ÍNDIAS OCIDENTAIS. OCORRE EM TODA A ÁFRICA TROPICAL, EXCETO NAS ÁREAS EQUATORIAIS MAIS ÚMIDAS E TAMBÉM NO EGITO E NO NORTE DA ÁFRICA DO SUL.

DERIVAÇÃO DO NOME E ASPECTOS HISTÓRICOS:
O NOME DO GÊNERO PHYLLANTHUS É BASEADO NA PALAVRA GREGA QUE SIGNIFICA FLOR DE FOLHA (PHYLL = FOLHA E ANTUS = FLOR); PORQUE EM ALGUMAS ESPÉCIES DO GÊNERO AS FLORES SÃO PRODUZIDAS NAS BORDAS DOS RAMOS SEMELHANTES À FOLHAS. O NOME DA ESPÉCIE RETICULATUS SIGNIFICA URTICADO E REFERE-SE À REDE DAS FOLHAS. O NOME COMUM É DEVIDO A FLORAÇÃO DA PLANTA EXALAR O AROMA CARACTERÍSTICO DE BATATA ASSADA DEPOIS DO MEIO DIA, AO ENTARDECER.

A ESPÉCIE GERALMENTE FLORESCE E FRUTIFICA AO LONGO DE TODO O ANO, AS FLORES SÃO PEQUENAS, AMARELO ESVERDEADAS E OS FRUTOS COMESTÍVEIS QUANDO MADUROS SÃO GLOBOSOS E CARNUDO ROXO AVERMELHADOS OU PRETO AZULADOS.

MEDICINAL:
- A PLANTA TODA TEM UMA LONGA HISTÓRIA DE USO NA MEDICINA TRADICIONAL. FOI DEMONSTRADO QUE VÁRIAS PARTES DA PLANTA CONTÊM TANINOS, QUE SÃO PARCIALMENTE RESPONSÁVEIS POR SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS E DE TINGIMENTO.
- VÁRIOS TRITERPANÓIDES FORAM ISOLADOS DOS CAULES E FOLHAS, INCLUINDO SITOSTEROL, FRIEDELINA E ÁCIDO BETULÍNICO.
- UM EXTRATO ETANÓLICO DA CASCA DO CAULE MOSTROU PROPRIEDADES ANTIVIRAIS IN VITRO CONTRA O VÍRUS DA POLIOMIELITE E DO SARAMPO E ATIVIDADE ANTITUMORAL.
- EXTRATO DAS FOLHAS TÊM MOSTRADO ATIVIDADE ANTIPLASMÓDICA PROMISSORA CONTRA PARASITAS DA MALÁRIA RESISTENTES E SENSÍVEIS À CLOROQUINA.
- A FOLHA EM PÓ É USADA EXTERNAMENTE PARA APLICAÇÃO TÓPICA EM FERIDAS, INCLUINDO FERIDAS VENÉREAS, QUEIMADURAS, SUPURAÇÕES E IRRITAÇÕES NA PELE.
- A PLANTA É EXTENSIVAMENTE USADA COMO UM REMÉDIO PARA ANEMIA E HEMORRAGIA INTESTINAL; ENTRE DIVERSOS OUTROS USOS NA ÁREA MEDICINAL.

OUTROS USOS:
- AS HASTES SÃO USADAS COMO AGLUTINANTES DE TELHADO EM CABANAS CÔNICAS.
- OS GALHOS SÃO USADOS COMO BASTÕES OU PALITOS DE MASTIGAÇÃO E ESCOVAS DE DENTE.
- UM CORANTE VERMELHO OU PRETO É OBTIDO A PARTIR DA FRUTA, CASCA E RAÍZES.
- UMA TINTA PRETA É FEITA DE FRUTAS MADURAS.
- OS TANINOS SÃO OBTIDOS A PARTIR DOS FRUTOS, RAÍZES E CASCAS.
- A PLANTA SE MOSTROU EFICAZ EM TESTES PARA REMOVER METAIS PESADOS DE SOLO CONTAMINADO.
- A MADEIRA CINZA-ESBRANQUIÇADA A AVERMELHADA É CONSIDERADA MUITO DURA E RESISTENTE; É ADEQUADA PARA CONSTRUÇÃO LOCAL, PARA LENHA OU PAVIO E PRODUZ CARVÃO DE BOA QUALIDADE.

PHYLLANTHUS RETICULATUS TEM VALOR DE SUBSISTÊNCIA NA MAIOR PARTE DA ÁFRICA, E A CASCA DA RAIZ, A CASCA DO CAULE E AS FOLHAS SÃO COLETADAS E COMERCIALIZADAS NOS MERCADOS LOCAIS.

HABITAT:
A PLANTA DA BATATA ASSADA (COMO É COMUMENTE CHAMADA) OCORRE EM FLORESTA TROPICAL E FLORESTA DECÍDUA MISTA, FLORESTA DE MIOMBO, NAS MARGENS DOS RIOS, NAS FRANJAS DA FLORESTA, PRINCIPALMENTE EM SOLO ÚMIDO PROFUNDO. TAMBÉM É ENCONTRADO EM MATAGAIS LITORÂNEOS E VEGETAÇÃO DE DUNAS. A ESPÉCIE PODE SER ENCONTRADA AO LONGO DE CURSOS DÁGUA NAS TERRAS BAIXAS ATÉ 1000 METROS DE ALTITUDE, NA ÍNDIA É ENCONTRADA ATÉ 2000 METROS DE ALTITUDE.

OS NUMEROSOS USOS MEDICINAIS DE PHYLLANTHUS RETICULATUS GARANTEM ESTUDOS MUITO MAIS DETALHADOS DE SUAS PROPRIEDADES QUÍMICAS E FARMACOLÓGICAS. AS PROPRIEDADES CORANTES E TANINOSAS TAMBÉM MERECEM ATENÇÃO.

clique na imagem para ampliar
PHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADAPHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADAPHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADAPHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADA
PHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADAPHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADAPHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADAPHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADA
PHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADAPHYLLANTHUS RETICULATUS - GROSELHA DA ÁFRICA, PLANTA DA BATATA ASSADA, ARBUSTO BATATA ASSADA   

Quantidade: