Nome:
E-mail:
Mensagem:
 
    Caso não tenha encontrado algum produto de seu interesse, por favor, informe no formulário abaixo.
     
Nome:
E-mail:
Produtos:
 
     
 
Home    Artigos    Empresa Promoçoes    Catalogo    Contato
 Políticas da Empresa    Manuais Cadastro    Loja   
 
 
 
 
  NÃO ENCONTROU O PRODUTO QUE PROCURAVA? FAÇA UMA BUSCA EM NOSSO CATALOGO. CASO NÃO ENCONTRE, CLIQUE AQUI.
 
 
 


  * Muito Raras
  Acer / Maple
  Aquaticas
  Arbustos
  Árvores
  Bambú
  Bonsai
  Cogumelos
  Coniferas
  Ervas
  Ervas Orientais
  Especiais para brotos
  Eucaliptos
  Ferramentas
  Frutíferas
       #  Berry (Cerejas)
       #  Melões e Melancias
       #  Passiflora (Maracujás)
  Gigantes da Natureza
  Gramineas e Rasteiras
  Grãos
  Kits para germinação
  Livros
  Medicinal
  Mudas, Bulbos e Rizomas
  Outras Espécies
       #  Abóboras e Abobrinhas
  Palmeiras
  Pet Ervas - Alimentação animal
  Substratos e Hormônios
  Suculentas e Cactaceas
  Trepadeira
  Tropicais
  Vegetais
       #  Alcachofras
       #  Beringelas
       #  Beterrabas
       #  Cebolas
       #  Cenouras
       #  Couver Flor e Brócolis
       #  Milhos
       #  Mini Vegetais
       #  Pimentas e Pimentões
       #  Rabanetes
       #  Tomates
       #  Vegetais Gigantes
       #  Vegetais Heirloom
 

SEMENTE(S) DE GUAZUMA ULMIFOLIA
SEMENTE(S) DE MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDO

 

NOMENCLATURA BOTÂNICA: GUAZUMA ULMIFOLIA
NOME COMUM: MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDO
FAMÍLIA: MALVACEAE
ORIGEM: MÉXICO, BRASIL
ALTURA: 8,00 - 20 METROS
LUMINOSIDADE: PLENO SOL, SOMBREAMENTO PARCIAL
CLIMA: TODAS AS REGIÕES DO BRASIL


MEDICINAL - MELÍFERA (APÍCOLA) - FRUTÍFERA - REFLORESTAMENTO - ALIMENTAÇÃO ANIMAL - PRODUZ CARVÃO DE EXCELENTE QUALIDADE - BONSAI - PANC (PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS)

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: GUAZUMA ULMIFOLIA APRESENTA AMPLA DISPERSÃO PELA AMÉRICA TROPICAL, NAS ANTILHAS (EXCETO AS BAHAMAS), CUBA, MÉXICO, EM HONDURAS, NO EQUADOR, NO PERU, EM TRINIDAD & TOBAGO, NO NORTE DA ARGENTINA, NA BOLÍVIA, NA COLÔMBIA, NO PARAGUAI, E NO BRASIL.

ETIMOLOGIA: O NOME GENÉRICO GUAZUMA É MEXICANO; O EPÍTETO ESPECÍFICO ULMIFOLIA VEM DA FOLHA DE ULMUS, OLMO-EUROPEU.

MEDICINAL: AS FOLHAS E AS RAÍZES DA MUTAMBA SÃO EMPREGADAS NA MEDICINA CASEIRA EM TODAS AS REGIÕES ONDE ESTA PLANTA É ENCONTRADA. EM BELIZE, O CHÁ DE SUAS FOLHAS É EMPREGADO CONTRA DISENTERIA E DIARRÉIA, PARA O TRATAMENTO DE PROBLEMAS RELACIONADOS COM A PRÓSTATA E COMO ESTIMULANTE UTERINO PARA FACILITAR O PARTO. NO MÉXICO, ESTA PLANTA TEM UMA LONGA HISTÓRIA DE USO INDÍGENA, SENDO O CHÁ DA CASCA EMPREGADO PARA FACILITAR O PARTO, PARA ALIVIAR AS DORES GASTRINTESTINAIS, PARA TRATAR ASMA, FEBRE, DIARRÉIA E DISENTERIA. NA MEDICINA TRADICIONAL DO PERU, O CHÁ DE SUA CASCA E FOLHAS É EMPREGADO NO TRATAMENTO DE DOENÇAS RENAIS E HEPÁTICAS E PARA DISENTERIA. NA GUATEMALA, É USADA PRINCIPALMENTE PARA O TRATAMENTO DE PROBLEMAS GASTRINTESTINAIS, O QUE JÁ FOI CLINICAMENTE PROVADO NUM ESTUDO CONDUZIDO EM 1990.

A AÇÃO FARMACOLÓGICA COMPREENDE AS PROPRIEDADES ADSTRINGENTE, DEPURATIVA, CICATRIZANTE, ANTI-SÉPTICA, DIAFORÉTICA, ANTI-SIFILÍTICA, DESOBSTRUENTE DO FÍGADO E SUDORÍFICA. COMO INDICAÇÕES FITOTERÁPICAS, DESTACAM-SE: CICATRIZANTE DE FERIDAS E DE ÚLCERAS; DESOBSTRUENTE DO FÍGADO; NO TRATAMENTO DE DERMATOSES, DA SÍFILIS, DA BRONQUITE, DA ASMA, DA TOSSE, DA PNEUMONIA E DE OUTRAS AFECÇÕES DO APARELHO RESPIRATÓRIO.

COMO INDICAÇÕES FITOCOSMÉTICAS: NA FORMA DE LOÇÃO PARA IMPEDIR A QUEDA DE CABELOS; CASPA E SEBORRÉIA, E DESTRUIR AS AFECÇÕES PARASITÁRIAS DO COURO CABELUDO.

CÓRTEX - O CÓRTEX E OUTRAS PARTES SÃO EMPREGADOS NA CURA DA MALÁRIA, DAS AFECÇÕES CUTÂNEAS E SIFILÍTICAS, DA ELEFANTÍASE, DAS DOENÇAS PULMONARES, DA LEPRA E DE OUTRAS MOLÉSTIAS. CASCAS E FRUTOS SÃO USADOS PARA EMAGRECER.

PAISAGÍSTICO: A MUTAMBA PODE SER USADA, COM SUCESSO, NA ARBORIZAÇÃO DE RUAS, AVENIDAS, PARQUES E JARDINS, POR APRESENTAR BOA RAMIFICAÇÃO E BELA COPA, QUE PROPORCIONAM BOM SOMBREAMENTO. PLANTIOS EM RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO AMBIENTAL: OS FRUTOS DA MUTAMBA SÃO MUITO APRECIADOS POR MACACOS E OUTROS ANIMAIS; POR ESSA QUALIDADE E PELO RÁPIDO CRESCIMENTO, É PLANTA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA OS PROGRAMAS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS E INDISPENSÁVEL NOS PLANTIOS HETEROGÊNEOS DESTINADOS À RECOMPOSIÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE. ESSA ESPÉCIE PODE SER UTILIZADA EM PROGRAMAS DE CONSERVAÇÃO DE SOLOS EM TERRENOS COM PENDENTE FORTE. É RECOMENDADA, TAMBÉM, PARA REVEGETAÇÃO NATURAL DE VOÇOROCAS.

ALIMENTAÇÃO ANIMAL: A FORRAGEM DA MUTAMBA APRESENTA 17 % A 28 % DE PROTEÍNA BRUTA E OS FRUTOS 7 %, APRESENTANDO BOA DIGESTIBILIDADE IN VITRO. DURANTE OS PERÍODOS SECOS, OS CAVALOS, OS BOVINOS, OS PORCOS E OS VEADOS COMEM AS FOLHAS TENRAS E OS FRUTOS.

SISTEMAS AGROFLORESTAIS: UM DOS MAIORES USOS POTENCIAIS PARA ESSA ESPÉCIE É EM CONSÓRCIOS AGROSILVOPASTORIS. EM PORTO RICO, A MUTAMBA É UTILIZADA PARA ARBORIZAÇÃO DE PASTOS. O GADO VACUM E CABALAR COMEM OS FRUTOS NOVOS E A FOLHAGEM, ESPECIALMENTE EM PERÍODOS DE SECA.
NA BOLÍVIA, A MUTAMBA É RECOMENDADA PARA CORTINAS DE UMA SÓ FILEIRA E PARA FILEIRAS LATERAIS DAS CORTINAS QUEBRAVENTOS NATURAIS. PLANTAR DE 3 M A 5 M ENTRE ÁRVORES.

ALIMENTAÇÃO HUMANA: OS FRUTOS CONTÊM UMA MUCILAGEM DE COLORAÇÃO VERDE-NEGRA, SÃO COMESTÍVEIS E MUITO APRECIADOS SEJAM FRESCOS, SECOS, CRUS OU COZIDOS. OS ÍNDIOS DA AMÉRICA CENTRAL TOMAM, COM FREQÜÊNCIA, UMA BEBIDA QUE PREPARAM COM ÁGUA E OS FRUTOS TRITURADOS.

APÍCOLA: AS FLORES DE MUTAMBA SÃO MELÍFERAS, PRODUZINDO BOA QUANTIDADE DE NÉCTAR, SENDO FONTE DE MEL SABOROSO, MUITO AGRADÁVEL E DE ALTA QUALIDADE.

CELULOSE E PAPEL: SERVE PARA PASTA CELULÓSICA, PRODUZINDO ATÉ 44 % DE CELULOSE.

ENERGIA: ESPÉCIE COM POSSIBILIDADES PARA PLANTIOS ENERGÉTICOS, SENDO CONSIDERADA UM EXCELENTE COMBUSTÍVEL, PRINCIPALMENTE PARA LENHA. A LENHA É FÁCIL DE SECAR E DE RACHAR, RESISTE À PODRIDÃO, ARDE BEM COM BOA PRODUÇÃO DE BRASAS, CALOR E POUCO HUMO. APRESENTA PODER CALORÍFICO DE 18.400 KJ/KG, COM UM TEOR DE CINZAS DE 0,98 %. O LENHO PRODUZ ÓTIMO CARVÃO.

NA REPÚBLICA DOMINICANA, EM TEMPOS COLONIAIS, A MUTAMBA FOI A FONTE PRINCIPAL DE CARVÃO NA PRODUÇÃO DE PÓLVORA UTILIZADA PARA DEFENDER A CIDADE DE SANTO DOMINGO CONTRA AS INVASÕES. EM PORTO RICO E NA GUATEMALA, O CARVÃO DE MUTAMBA TAMBÉM FOI USADO NA FABRICAÇÃO DE PÓLVORA. ATUALMENTE, NAS ANTILHAS, A MUTAMBA É USADA NA PRODUÇÃO DE LENHA E DE CARVÃO.

CRESCE EM LUGARES ABERTOS, MARGENS DE ARROIOS E RIOS, FLORESTAS EXPLORADOS E AMBIENTES ALTERADOS.
ÁRVORE COMUM NAS ORLAS DE CERRADÃO E MESMO NO PANTANAL OU À MARGEM DE PEQUENOS CURSOS D’ÁGUA.
TAMBÉM NÃO É EXIGENTE QUANTO A SOLOS E HABITA SÍTIOS SECOS, TANTO COMO OS ÚMIDOS, E PRINCIPALMENTE DE TEXTURA ARENOSA. NA AMÉRICA CENTRAL, TEM SIDO PLANTADA COM BOA SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO, EM SOLOS COM PEDRAS SOLTAS NA SUPERFÍCIE.

RÁPIDO CRESCIMENTO

O PÉ DE MUTAMBA, QUE GERA UM FRUTO DE TAMANHO SIMILAR AO DE UM MORANGO, DE COLORAÇÃO VERDE NEGRA, BEM ESCURA, POSSUI UM GOSTO BEM ADOCICADO E PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DE GRANDE VALOR, TENDO EFEITO MUITO POSITIVO NO FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO.

A FRUTA PODE PREPARAR RECEITAS COMO SORVETES, CREMES, SHAKES E MOLHO PARA SALADA, COM BASE EM SUA MUCILAGEM E SEMENTES. SEU PROCESSAMENTO É RELATIVAMENTE SIMPLES: A MUCILAGEM PODE SER EXTRAÍDA DEIXANDO-SE A PLANTA DE MOLHO EM ÁGUA QUENTE POR CERCA DE 15 MINUTOS E QUEBRANDO-SE A CASCA (COM UM QUEBRA-NOZES OU PILÃO). DEPOIS DISSO, PODE-SE BATER TUDO EM UM PROCESSADOR E SEPARAR O EXTRATO MUCILAGINOSO DA CASCA COM UMA PENEIRA FINA OU TECIDO DE VOAL. DA MUCILAGEM, FAZ-SE OS SHAKES, MOLHOS E LICORES; O RESTO, SECO AO SOL, PODE VIRAR FARINHA. AMBOS SERVEM DE BASE PARA RECEITAS COMO BOLOS, PICOLÉS, VITAMINAS, ETC...

clique na imagem para ampliar
GUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDOGUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDOGUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDOGUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDO
GUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDOGUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDOGUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDOGUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDO
GUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDOGUAZUMA ULMIFOLIA - MUTAMBA, MUTAMBO, WEST INDIAN ELM, CEDRO BASTARDO   

Quantidade: