Nome:
E-mail:
Mensagem:
 
    Caso não tenha encontrado algum produto de seu interesse, por favor, informe no formulário abaixo.
     
Nome:
E-mail:
Produtos:
 
     
 
Home    Artigos    Empresa Promoçoes    Catalogo    Contato
 Políticas da Empresa    Manuais Cadastro    Loja   
 
 
 
 
  NÃO ENCONTROU O PRODUTO QUE PROCURAVA? FAÇA UMA BUSCA EM NOSSO CATALOGO. CASO NÃO ENCONTRE, CLIQUE AQUI.
 
 
 


  * Muito Raras
  Acer / Maple
  Aquaticas
  Arbustos
  Árvores
  Bambú
  Bonsai
  Cogumelos
  Coniferas
  Ervas
  Ervas Orientais
  Especiais para brotos
  Eucaliptos
  Ferramentas
  Frutíferas
       #  Berry (Cerejas)
       #  Melões e Melancias
       #  Passiflora (Maracujás)
  Gigantes da Natureza
  Gramineas e Rasteiras
  Grãos
  Kits para germinação
  Livros
  Medicinal
  Mudas, Bulbos e Rizomas
  Outras Espécies
       #  Abóboras e Abobrinhas
  Palmeiras
  Pet Ervas - Alimentação animal
  Substratos e Hormônios
  Suculentas e Cactaceas
  Trepadeira
  Tropicais
  Vegetais
       #  Alcachofras
       #  Beringelas
       #  Beterrabas
       #  Cebolas
       #  Cenouras
       #  Couver Flor e Brócolis
       #  Milhos
       #  Mini Vegetais
       #  Pimentas e Pimentões
       #  Rabanetes
       #  Tomates
       #  Vegetais Gigantes
       #  Vegetais Heirloom
 

SEMENTE(S) DE GREIGIA SPHACELATA
SEMENTE(S) DE BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPON

 

NOMENCLATURA BOTÂNICA: GREIGIA SPHACELATA
NOME COMUM: BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPON
FAMILIA: BROMELIACEAE
ORIGEM: CHILE
ALTURA: 0,90 - 2,50 METRO
LUMINOSIDADE: SOMBREAMENTO PARCIAL, SOMBRA
CLIMA: TODAS AS REGIÕES DO BRASIL


FRUTÍFERA - COMESTÍVEL - ORNAMENTAL - ARBUSTO PERENE - MUITO RARA


UMA PLANTA INCOMUM E MUITO RARA, SEMELHANTE AO ABACAXI QUE PRODUZ FRUTOS DELICIOSOS, DE SABOR INDESCRITÍVEL.

O CHUPÓN, TAMBÉM CONHECIDO COMO QUISCAL, É UM FRUTO PEQUENO E LONGO, QUE CRESCE EM UMA PLANTA SELVAGEM PERTENCENTE À FAMÍLIA DAS BROMELIACEAE (GREIGIA SPHACELATA). A PLANTA É NATIVA DAS FLORESTAS DO SUL DO CHILE, ENTRE AS REGIÕES DE BIOBÍO E PALENA, E ESPECIALMENTE COMUM NA CORDILHEIRA DE NAHUELBUTA E CHILOE. SUA POLPA É AROMÁTICA, MUITO SUCULENTA E MUITO DOCE.

ESTA PLANTA SEM HASTE CRESCE NA FLORESTA PRIMÁRIA. AS FOLHAS SÃO GRANDES ESPESSAS, CORIÁCEAS, RESISTENTES, ESPINHOSAS E TÊM MARGENS SERRILHADAS COM PONTAS BRANCAS. AS FLORES ROSA ESTÃO LOCALIZADAS NO CENTRO.

COMO QUASE TODAS AS ESPÉCIES AUTÓCTONES CONHECIDAS, ELA JÁ ERA AMPLAMENTE CONHECIDA E UTILIZADA PELAS COMUNIDADES INDÍGENAS, QUE APRECIAVAM MUITO AS QUALIDADES NUTRICIONAIS DA FRUTA. PARA COMÊ-LO, A PONTA DO CHUPÓN É CORTADA E DEPOIS A FRUTA É ESMAGADA COM OS DENTES E O SUCO AGRIDOCE É SUGADO. MUITAS VEZES, É CONSUMIDO LOGO APÓS A COLHEITA. ATUALMENTE, OS MAPUCHE COSTEIROS (LAFQUENCHES) AINDA CONHECEM E USAM A PLANTA DE CHUPÓN, CHAMADA NIYU EM SEU IDIOMA. ELES TAMBÉM USAM AS FOLHAS RESISTENTES, FIBROSAS E FLEXÍVEIS PARA FAZER CORDAS E CESTOS TRADICIONAIS.

AS FRUTAS CHUPON AINDA SÃO UMA DAS GULOSEIMAS FAVORITAS PARA OS AGRICULTORES COLECIONADORES E CRIANÇAS.

ELES PODEM SER ENCONTRADOS NOS MERCADOS RURAIS E DE RUA LOCAIS, ONDE SÃO OFERECIDOS PARA VENDA POR COLHEITADEIRAS E COMERCIANTES. ELES SÃO VENDIDOS EM PEQUENAS QUANTIDADES E A UM PREÇO ELEVADO. ATÉ CERCA DE 30 ANOS ATRÁS, ERA VENDIDO MESMO EM SANTIAGO, MAS HOJE EM DIA SÓ PODE SER ENCONTRADO EM PEQUENAS CIDADES PRÓXIMAS ÀS FLORESTAS EM QUE CRESCE.

A PLANTA CHUPON É ALTAMENTE AMEAÇADA PELO DESMATAMENTO E PELA SUBSTITUIÇÃO MACIÇA DE FLORESTAS PRIMÁRIAS POR SILVICULTURA INDUSTRIAL.

DEVIDO AO SEU AROMA INTENSO, É TRADICIONAL USÁ-LO PARA DAR SABOR A BEBIDAS ESPIRITUOSAS E LICORES.

NO PASSADO, OS MAPUCHE USAVAM O CHUPÓN PARA FAZER UMA BEBIDA FERMENTADA MUITO FORTE, A CHICHA (UM TIPO TRADICIONAL DE CERVEJA), SEMELHANTE À PÊRA CHICHA. ELES TAMBÉM OBTIVERAM UMA FARINHA A PARTIR DA QUAL PREPARARIAM O ULPO, UMA BEBIDA BASTANTE DENSA FEITA MISTURANDO A FARINHA COM ÁGUA OU LEITE E ADOÇANDO-A COM MEL (QUASE UM MINGAU OU UM MILK-SHAKE).

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Aqueles que cresceram na era das embalagens plásticas para supermercados podem não conhecer ou conhecer a pilwa, uma sacola de fibra vegetal que hoje pode ser classificada como reutilizável e que até a década de 1970 era frequentemente usada em feiras e mercados no mundo para transportar compras. Essa cestaria, típica dos lafkenches na zona costeira das regiões de Biobío e La Araucanía, permanece até hoje, mas está se tornando cada vez mais escassa devido ao desaparecimento gradual de sua matéria-prima: a chupeta.

NATIVA DO SUL DO CHILE, CRESCE EM LOCAIS SOMBRIOS, AO PÉ DE ÁRVORES NATIVAS, NO SUB-BOSQUE OU NAS MARGENS DAS FLORESTAS E, SE ADAPTA A CLIMAS TEMPERADOS E QUENTES, COM OCASIONAIS GEADAS MODERADAS.

UMA PLANTA INCOMUM E MUITO RARA, A CHUPETA OU QUISCAL (GREIGIA SPHACELATA) PRODUZ FRUTOS DELICIOSOS E REFRESCANTES; DE SABOR INDESCRITÍVEL.

clique na imagem para ampliar
GREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPONGREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPONGREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPONGREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPON
GREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPONGREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPONGREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPONGREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPON
GREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPONGREIGIA SPHACELATA - BROMÉLIA CHUPONES, CHUPONES, PLANTA CHUPÓN, QUISCAL, CHUPETA, CHUPON   

Quantidade: